Ave mecânica imita na perfeição voo de uma gaivota

Ave mecânica imita na perfeição voo de uma gaivota

28 de Março de 2011 1 Por Tiago

Pode parecer simples reproduzir o movimento de voo de um pássaro verdadeiro, mas na verdade não o é.

Que o diga o grupo de investigadores da Festo Bionic Learning Network, que tem tentado criar uma ave mecânica capaz de imitar o movimento corporal de voo, de uma gaivota real.

Contudo e apesar das dificuldades, este grupo parece ter encontrado a fórmula mágica, dando ao SmartBird, a capacidade de voar autónoma e elegantemente pelos céus, como se de uma verdadeira gaivota se tratasse.

Para que o SmartBird seja capaz de voar, tem de haver uma relação entre o peso e a área das asas. Portanto, este pássaro robô de 0,45 kg usa uma envergadura de asas de 2 metros para se sustentar no ar, e tal como acontece com as aves reais, este usa o movimento do corpo, como controlador direcional.

Como se já não bastasse a perfeita imitação de voo, o pássaro mecânico é ainda capaz de descolar e aterrar sem que seja necessário qualquer auxílio exterior. É possível ainda, que qualquer pessoa o controla a partir do solo, recorrendo um controlo remoto ZigBee.

Fique com o próximo vídeo, onde poderá ver esta impressionante e imponente ave mecânica numa perfeita imitação de voo de uma gaivota.