Audi TT autónomo sobe montanha Pikes Peak

Audi TT autónomo sobe montanha Pikes Peak

22 de Novembro de 2010 2 Por Tiago

Disseram que o iriam fazer e fizeram. A pretensão da Audi em subir Pikes Peak International Hill Climb, com um veículo totalmente autónomo, revelou-se recentemente bem-sucedida.

Foram precisos apenas 27 minutos, para contornar mais de 150 (156 para ser mais preciso) curvas apertadas, numa íngreme subida de 20 quilómetros de estrada. Este era o objectivo principal da Audi, quando levou o seu (especialmente equipado) Audi TT, para a montanha de Pikes Peak.

A Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como “A Corrida até às Nuvens”, é uma corrida anual de automóveis e motociclos, em que o derradeiro objectivo é subir até ao cume da montanha, em menos tempo.

Apesar de este experimento ter sido realizado há cerca de um mês (em Setembro), a Audi decidiu esperar até esta última semana para anunciar ao mundo, a sua proeza. Esta espera deveu-se ao acidente de helicóptero que o piloto Jim Dirker teve, no decorrer das filmagens. Este felizmente sobreviveu ao acidente, tendo sido posteriormente hospitalizado.

As imagens recuperadas permitiram fazer os próximos vídeos, onde é possível ver com clareza, o desempenho deste veículo sem condutor, a acelerar nas curvas e contra curvas da perigosa montanha de Pikes Peak.

Apesar de esta tecnologia não ser propriamente uma novidade, é sempre interessante ver os veículos autónomos a vaguear pelas ruas. Fazendo lembrar um pouco o “K.I.T.T.”, o famoso carro de “Michael Night” da série “O justiceiro”.