Astrônomos detetam buraco negro de tamanho médio ultraluminoso

Astrônomos detetam buraco negro de tamanho médio ultraluminoso

25 de Setembro de 2015 0 Por Tiago

Geralmente, os buracos negros enquadram-se dentro de dois tamanhos: massa estelar (ou massa total de uma estrela), ou supermassivo (milhares ou milhões de vezes maior que a massa dos Sol).

Apesar destes dois tamanhos serem mais comuns, os astrónomos acreditam na existência de buracos negros que se enquadrem entre estes dois extremos. Embora difíceis de encontrar, os buracos negros médios existe, como comprovou um grupo de investigadores.

Estes investigadores da Universidade de Maryland e Goddard Space Flight Center da NASA descobriram um buraco negro de tamanho médio, com 5.000 vezes a massa do nosso Sol.

Esta descoberta vem de encontro com a ideia de que os buracos negros existem, numa variada gama de tamanhos. O buraco negro descoberto foi apelidado de NGC1313X-1 e é classifica-se como uma fonte de raios-X ultraluminosos.

Para os astrónomos, este tipo de buracos negros estão apenas num estágio intermediário da sua existência. O que significa que ainda se estão a desenvolver e a emitir enormes quantidades de radiação raio-X, durante o processo.

A NASA planeia lançar um telescópio de raios-X em 2016 para continuar a exploração de potenciais buracos negros intermédios.

Fonte: NASA
Crédito da imagem:
ESO