Astronautas poderão acampar em Marte com tendas insufláveis

Astronautas poderão acampar em Marte com tendas insufláveis

4 de Junho de 2011 0 Por Tiago

Uma equipa de estudantes de engenharia da Universidade do Estado da Carolina do Norte irá apresentar na próxima semana a sua nova tenda insuflável e um novo modelos do reator de Sabatier. Um projeto que poderá vir a albergar astronautas, em futuras missões a Marte.

A estrutura da tenda foi desenhada para proporcionar um espaço de 1.900 metros quadrados, ser leve, desmontável e por ser feita de à base de Demron, terá a capacidade de proteger o seu interior da radiação e calor exterior.

Adicionado ao Demronum substrato de poliuretano dará rigidez ao material quando insuflado, uma película metalizada de ouro irá refletir os raios UV e a sua forma em cúpula foi projetado para repelir meteoritos“.

A pior parte, foi descobrir como construir um reator Sabatier mais leve, do que o usado na EEI. Mas a equipe de estudante, acredite ao usar um “material de fibra revestido a nanopartículas de níquel”, poderão reduzir drasticamente o seu peso.

O reator Sabatier terá como função, produzir oxigénio a partir do hidrogênio, para a tripulação em missão. Nesta missão, poderão ser enviados tanques cheios de hidrogênio da terra, ou então produzi-lo a partir da água marciana (através da eletrolise).

Este promissor projeto, será apresentado no concurso RASC-AL (Revolutionary Aerospace Systems Concepts Academic Linkage) patrocinado pela NASA e que se realizará entre os dias 6 a 8 de junho. Este desafio, além de proporcionar uma oportunidade aos estudantes, permite que entidades como a NASA descubram as novas mentes brilhantes da futura

Uma eventual viagem com estadia em Marte poderá estar mais próxima do que alguma vez imaginamos. Apesar de as missões de exploração tripuladas terem desacelera um pouco após a viagem à Lua, este poderá ser o incentivo necessário para voltarmos à demanda pela conquista do Universo.

Fonte: NCSU