Asteroide com 325m faz voo rasante à Terra no próximo dia 8

Asteroide com 325m faz voo rasante à Terra no próximo dia 8

5 de Junho de 2014 0 Por Tiago

Descoberto no dia 23 de abril de 2014, o asteroide 2014 HQ124 irá fazer um voo rasante ao planeta nosso Terra, no próximo dia 08 de junho de 2014.

Segundo as observações térmicas, captadas pelos cientistas da NASA/JPL, o asteroide viaja a cerca de 50.000km/h e tem aproximadamente 325 metros de largura.

Este corpo celeste descreve uma orbita elíptica sobre o Sol e a sua maior aproximação irá ocorrer no dia 8. Passando a uma distância três vezes superior que a distância (passe a redundância) da Terra à Lua.

Pode parecer uma distância muito grande, contudo, de uma perspetiva astronómica, o asteroide irá passar muito próximo da Terra. Podemos ficar descansados, porque o 2014 HQ124 não constitui uma ameaça para nós. No entanto, até à pouco mais de um mês a trás, desconhecíamos a sua existência.

Este desconhecimento torna-se alarmante, tendo em conta que outro astroides, em eventual rota de colisão com a Terra, podem andar por aí, “escondidos” dos nosso olhos.

Fique com o vídeo da NASA, onde são simuladas as trajetórias gravitacionais do asteroide 2014 HQ124, da Terra, de Mercúrio, Vénus e de Marte. Esta simulação permite-nos ter a noção, de quão perto do nosso planeta, este corpo celeste, irá passar.

Via: space.com
Fonte&Créditos: NASA/JPL