Árvores luminosas poderão limpar o ar de Boston

Árvores luminosas poderão limpar o ar de Boston

16 de Fevereiro de 2011 1 Por Tiago

Os parques de Boston poderão vir a ter árvores luminosas, para lidar com o ar saturado de poluição. Estas árvores artificiais, conhecidas como Treepods ajudarão a filtrar o CO2 do ar e serão alimentadas pelo Sol e por baloiços para crianças.

Amigas do ambiente, as Treepods serão construídas exclusivamente por garrafas de plástico reciclado. O topo das árvores será coberto por painéis solares, que irão ajudar no processo de filtragem. Os filtros encontram-se nos ramos das árvores e funcionam através de um processo de “oscilação de humidade”.

No tronco das árvores, estará disponível um balancé para as crianças poderem brincar. Estes balancés, além de serem um divertimento para as crianças, são também um elemento gerador de energia, para alimentar as árvores.

Além do benefício óbvio de combate há poluição, as Treepods serão uma fonte abundante de sombra, e uma nova habitação para aves. Carregadas de LEDs com múltiplas cores psicadélicas, estas árvores serão também, uma fonte luzes durante a noite.

Este conceito foi apresentado no concurso de intervenção urbana SHIFTboston. Apesar de ser pouco provável que aconteça, as árvores artificiais Treepods poderão um dia, vir a fazer parte da paisagem urbana da cidade de Boston.

Fonte: Inhabitat