Aranha robótica de 2 toneladas pode ser conduzida a partir do seu interior

Aranha robótica de 2 toneladas pode ser conduzida a partir do seu interior

2 de Abril de 2013 1 Por Tiago

Mantis Hexapod

Mantis é a mais recente invenção de Matt Denton, um engenheiro britânico que decidiu usar os seus conhecimentos para construir, segundo ele, a maior aranha robótica do mundo. Um hexápode a diseal, de duas toneladas.

Cada perna, hidraulicamente assistida, do robô opera de forma independente. Desta forma, o veículo é capaz de passar por cima de qualquer obstáculo, ou até mesmo empurrar objetos, que se encontrem a obstruir o seu caminho.

Mas ao contrário dos minúsculos hexápodes, que temos visto por aí, o monstruoso robô Mantis, não foi um hobby de fim de semana. Este tomou cerca de quatro anos de árduo trabalho a Matt, até estar concluído.

O Mantis dispõe de um cockpit, a partir do qual poderá ser conduzido. Dentro do cockpit existe um simples, mas bem concebido, painel de controlo. Este proporciona uma leitura visual de todas as funções do veículo. Como por exemplo, o estado operacional de cada perna.

Além dos painéis de controlo, o hexápode dispõe de duas pequenas alavancas manuais, laterias ao condutor, que permitem controlar os seus movimentos, como a direção e velocidade.

Felizmente, Matt não é egoísta e tem o hexápode gigante disponível para aluguer privado, em eventos, patrocínios e comissões personalizadas. Fique com o próximo vídeo e diga-nos se gostava, ou não, de dar uma voltinha neste espetacular e assustador veículo de seis pernas.

Fonte: Mantis Robot