AMD apresenta processadores “Bulldozer” com 16 núcleos

AMD apresenta processadores “Bulldozer” com 16 núcleos

26 de Junho de 2010 7 Por Tiago

 

Deverá ser já para 2011 que a AMD vai renovar toda a sua linha de processadores x86, pela nova geração, com o nome de código “Bulldozer”. A futura geração de núcleos será construída segundo uma arquitectura de 32nm SOI com HKMG, para servidores e desktops, como Opteron com os incríveis 16-núcleos e com o nome de código “Interlagos”, e como 4 e 8 núcleos com o nome de código “Zambezi”.

Bulldozer, os dois FPUs compatíveis com FMA de 128-bit podem ser combinados numa FPU de 256 bits. Este projecto é acompanhado de dois núcleos integrados, cada um com 4 canais. Tanto os módulos “Fetch” / “Decode” como L2 / L3 serão partilhados e a AMD chama essa concepção de módulo “Bulldozer”. O design de um processador de 16 núcleos apresenta 8 módulos, mas os sistemas operativos irão ver cada modulo como 2 núcleos físicos. Uma unidade de vírgulas flutuantes flexível pode ser dedicada ou partilhada entre cores por ciclo.

Com uma arquitectura completamente renovada (algo que já não acontecia desde o Athlon 64), os processadores Bulldozer suportarão a maioria das instruções que a Intel actualmente suporta (incluindo SSE4.1, SSE4.2, AES, CLMUL), ou mesmo futuras instruções anunciadas pela Intel como (AVX), bem como a instrução que definem o futuro proposto pela AMD (XOP, FMA4 e talvez CVT16).

Os detalhes à cerca desta nova geração de processadores da AMD serão revelados na Hot Chips Simpósio de Chips de Alta Performance que se realizará de 22 a 24 de Agosto de 2010, no Memorial Auditorium na Universidade de Stanford. Segundo a AMD os novos processadores Bulldozer são “uma nova abordagem para a máxima eficiência e rendimento de desempenho na computação multi-threaded”.

 

Sisoftware Sandra 2009 teste de largura de banda da memória