AMD anuncia chips Fusion no CES 2011
Quatro anos depois da fusão que uniu a AMD e ATI e com a promessa de lançamento do novo processador híbrido Fusion (CPU/GPU), a AMD finalmente apresentou os seus novos chips APU, no CES 2011.
Os primeiros chips Fusion, são um ataque directo aos processadores Atom da Intel, que têm monopolizado o mercado dos netbooks.
A oferta da AMD diz ser melhor no desempenho da CPU e muito melhor no desempenho da GPU, que vem com suporte DirectX11 e capacidade de processamento de vídeo em alta definição (HD 1080p). Segundo a AMD, os sistemas com base na sua nova tecnologias podem ultrapassar as 10 horas de autonomia.
Ao todo são quatro as APU da família “Bobcat” lançadas pela AMD:
- E-Series com o nome de código “Zacate” – especifica para notebooks convencionais, multifunções e desktops pequenos com um TDP de 18Watts. Podendo optar pelos modelos E-350 de 1.6GHz dual-Core ou E-240 1.5GHz single-Core.
- C-Series com o nome de código “Ontario” – especifica para netbooks HD e “outros factores de forma emergente “, com um TDP de 9Watts a 1.0GHz dual-Core no caso do modelo C-50 e 1.2GHz single-core no caso do modelo C-30.
- A-Series com o nome de código “Llano” – projectada para notebooks convencionais e terá (até) quatro núcleos, mas só irá chegar no final deste ano.
Segundo Rick Bergman, vice-presidente sénior e gerente geral do Grupo de Produtos da AMD, “os processadores Fusion, são simplesmente, o maior avanço no processamento, desde a introdução da arquitectura x86, à mais de quarenta anos atrás”.
A Lenovo (com o modelo X1200) e a HP (com o modelo Pavilion dm1), já anunciaram que o seu sistema será montado em torno de um dos chips E-Series. É de esperar que inúmeros sistemas com base nestes sistemas comecem a aparecer no mercado.
A AMD revelou ainda que, tablets e outros dispositivos chegarão no primeiro semestre de 2011, integrando um dos chips Fusion. Esperemos por mais novidades interessantes.
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista