Ambulâncias aéreas demoraram apenas 60 segundos a chegar ao local

Ambulâncias aéreas demoraram apenas 60 segundos a chegar ao local

28 de Dezembro de 2012 1 Por Tiago

Para Daniel Dobrogorsky, designer de profissão, não importa onde você se encontra ou a gravidade da emergência, com a ajuda das futuras aeronaves VTOL, as equipas médicas poderão chegar ao local onde se encontra, em apenas 60 segundos.

Os sistemas de socorro nacionais, por quase todo mundo, utilizam ambulâncias como principal meio de transporte dos pacientes. Desde o local do acidente, até ao hospital mais próximo. O problema, é que este meio de transporte esta limitado por inúmeros fatores, como por exemplo, o trânsito.

As vantagens de uma aeronave conceptual como a Skyway, criada por Dobrogorsky, reside na sua habilidade de voar, podendo cortar caminho, fugir ao trânsito, aterra em praticamente qualquer local demorando apenas 60 segundos na viagem, em vez de horas.

Para facilitar a entrada do paciente (para a maca) e do piloto (para o cockpit), o nariz do jato VTOL abre-se, descendo até ao chão. A aeronave utiliza seis hélices como propulsores verticais e mais uma hélice (na retaguarda) como propulsor horizontal.

Além das óbvias vantagens, o Skyway foi projetado para ser um veículo seguro. Embora a aeronave tenha uma hélice exposta na retaguarda, esta apena é utilizada no ar, para não colocar em risco qualquer pessoa em terra.

Sendo que a aeronave apenas dispõe de um lugar na maca, para o paciente, e outro no cockpit, para piloto, este deverá ter formação de paramédico, para socorrer rapidamente a vitima no locar, ou leva-la rapidamente para o hospital, caso necessário.

Fique com algumas imagens do Skyway e de seguida um vídeo da demonstração da aeronave.

Fonte: Daniel Dobrogorsky