ALMA – O maior radiotelescópio do mundo foi inaugurado e está pronto para desvendar os mistérios do Universo

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O Observatório Europeu do Sul (OES), uma organização intergovernamental de investigação em astronomia, concluiu (finalmente), a construção do maior radiotelescópio do mundo. O Atacama Large Milimeter Array (ALMA).

Construído no alto deserto de Atacama, no norte do Chile, a 16.000 pés (mais de 4,8km) acima do nível do mar, o ALMA dispõem agora de uma matriz de 66 pratos, prontos a trabalhar a toda a potência.

Durante a sua construção, astrónomos testaram uma pequena matriz de 12 pratos. Mas mesmo este reduzido número, foi capaz de os maravilhar com algumas imagens espetaculares do Universo.

Agora imagine, o que poderá este radiotelescópio fazer com uma matriz de 66 pratos. De acordo com os astrónomos, o ALMA tem cerca de 10 vezes mais poder de resolução (no espectro de rádio), que o (já de si) poderoso telescópio espacial Hubble.

Aparentemente é muito difícil fotografar toda a matriz de pratos, numa só imagem. Contudo, as imagens (a cima) permitem ter uma noção, do aspeto final do radio telescópio ALMA.

Fique com o próximo vodcast, onde José Afonso, director do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), esclarece alguns pormenores relativos ao “revolucionário super-telescópio” ALMA.

Fonte: ALMA

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários