A existência de outros universos pode ser comprovada através dos neutrões

A existência de outros universos pode ser comprovada através dos neutrões

30 de Janeiro de 2012 1 Por Tiago

E se existissem outros universos para além do nosso, outros universos paralelos, tão vastos e complexos quanto nosso? E se esses mesmos universos alternativos realmente existirem, onde e como seriamos nós capazes de os encontrar e confirmar a sua existência?

Há alguns anos trás, os físicos mostraram que é teoricamente possível para os neutrões (partículas de carga zero e um dos constituintes básicos dos átomos) saltarem do nosso universo para outro diferente, se o potencial gravitacional de uma galáxia inteira estiver envolvido.

Visto que vivemos numa galáxia, talvez tenhamos a sorte de presenciar um desses eventos.

As possibilidades de um neutrão saltar para outro universo, são muito muito baixas (inferiores a um para um milhão), se é que são realmente possível.

A melhor hipótese que temos para confirmar esta teoria, seria de pegar num monte de neutrões, observa-los (a todos ao mesmo tempo) e verificar experimentalmente se alguma dele desaparece para um universo alternativo.

Para tal, ter-se-á que encher uma garrafa com neutrões ultra-arrefecidos, sela-los e observa-los durante um ano, para ver o que acontece.

Os neutrões sofrem um decaimento beta a um ritmo que estamos habituados e se não houver outro caminho para eles saírem da garrafa, mas houver indícios de que alguns deles estão em falta, terá de haver uma explicação para esse misterioso desaparecimento. E uma das explicações possíveis poderá ser o salto para um outro universo alternativo.

Deverá também ser possível também, observar as alterações anuais do número de neutrões desaparecidos, devido às potenciais mudanças gravitacionais que ocorrem à medida que orbitamos o Sol.

Apesar de estas teorias não passarem de meras “exóticas” suposições, tudo isto pode ser testado em laboratório, recorrendo às tecnologia que temos atualmente ao nosso dispor.

Se eventualmente, de durante a experiencia, algo sugerir que os neutrões desertores foram visitar um universo alternativo, então estaremos perante uma das maiores descobertas científicas de todos os tempos, que poderá mudar por completo a nossa perceção da existência.

Via: DVICE