Aeronave SolarEagle voará durante 5 anos na estratosfera

Aeronave SolarEagle voará durante 5 anos na estratosfera

19 de Setembro de 2010 3 Por Tiago

Quer se goste quer não, os aviões são sem sombra de dúvida um dos mais seguros, rápidos e eficazes meios de transporte do mundo. O sonho do ser humano em voar remonta aos primórdios da história do homem. Desde a pré-história que o homem tem o desejo de voar.

Actualmente o homem é capaz de voar, grandes distancias e a grandes altitudes por longos períodos de tempo. Mas ao que parece não são suficientemente longos os períodos de voo, para a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency).

Desta feita a Boing decidiu desembolsar 89 milhões de dólares, para desenvolver um avião que permaneça no ar por períodos de 5 anos. Com uma envergadura de 133 metros, o SolarEagle irá usar a tecnologia fotovoltaica para permanecer a quase 20.000 metros de altitude por tão longos períodos de tempo.

Pat O’Neil, porta-voz da Boing revelou que esta aeronave irá “executar comunicações persistentes, inteligência, vigilância e missões de reconhecimento “. O primeiro voo de demonstração do SolarEagle irá realizar-se em 2014.