Conheça a nova aeronave esférica de reconhecimento japonesa

Conheça a nova aeronave esférica de reconhecimento japonesa

12 de Junho de 2011 1 Por Tiago

Começa a tornar-se óbvia a fixação que Ministério da Defesa Japonês tem por pequenas aeronaves de reconhecimento. Desta vez criaram uma pequena aeronave em forma de esfera, capaz de voar com toda a agilidade e precisão necessárias que a sua função exige.

Com 42cm de diâmetro e 350 gramas de peso, este robô voador é capaz de atingir uma velocidade máxima de cerca de 64km/h. Além de ser rápida, esta também é bastante ágil, não só por ser leve, mas também devido à sua enorme hélice e oito asas de controlo, situadas no interior da esfera.

Dentro da esfera poderemos encontrar ainda, uma câmara e sensores, colocados especificamente para as missões de reconhecimento. Infelizmente, a aeronave tem apenas uma autonomia para 8 minutos, antes de cair. Contudo, o seu corpo esférico permite-lhe absorver o impacto das quedas.

A esfera voadora foi construída para ser resistente e ágil, de forma a poder voar dentro de edifícios por exemplo, em qualquer condição e estado de degradação.

Segundo o pessoal que desenvolveu este robô voador esférico, as suas peças são basicamente todas da loja Akihabara em Tóquio, o paraíso dos geeks. O custo final de todos os componentes foi cerca de 950 euros.

Fonte: WIRED