Aero Train – O comboio conceptual usa o “efeito solo” para levitar

Aero Train – O comboio conceptual usa o “efeito solo” para levitar

13 de Maio de 2011 1 Por Tiago

Liderada por Yusuke Sugahara, a equipe de investigadores da Universidade de Tohoku, no Japão, apresentou recentemente um protótipo de transporte, que paira a apenas alguns centímetros acima do chão dispensando qualquer tipo de trilhos magnéticos.

Categorizado como um “veículo de efeito solo”, o comboio (na imagem abaixo) é capaz de pairar acima do solo, devido ao efeito aerodinâmico provocado pela interação entre a velocidade do veículo e as asas.

Há imagem do que acontece com um avião, este efeito aerodinâmico conhecido como efeito solo, cria uma almofada de ar entre o solo e as asas permitindo que o Aero Train (abaixo) levite.

O veículo é capaz de viajar a uma velocidade de 200 Km/h, ao longo de um “canal em forma de U”.

No próximo vídeo, terão a oportunidade de ver a demonstração do protótipo a uma escala reduzida, que levita acima do chão. O vídeo mostra também, que este pequeno veículo além de ser muito pouco estável, este revelou-se ainda bastante lento. Mas esse problema deve-se em grande parte, ao fato de que a demonstração não ter sido realizada dentro de um “canal em forma de U”.

O comboio protótipo tem vindo a ser desenvolvido há um ano e foi recentemente apresentado no IRCA 2011 na China, como parte de um estudo.

Em grande parte, o desgaste de um usual comboio deve-se ao fato de este se encontrar em permanente contato físico com o solo. A eliminação das rodas, para além desgastar menos o veículo, proporcionará viagens mais suaves.

São estes tipos de desenvolvimentos tecnológicos, que nos fazem pensar, o quão ténue começa a ser a linha, que separa a ficção científica da realidade.