A evolução das câmaras digitais

A evolução das câmaras digitais

30 de Maio de 2016 2 Por Tiago

As câmaras digitais passaram por um processo de evolução que acompanhou a revolução tecnológica dos últimos anos. Isso fez com que surgisse no mercado uma imensa gama de novos aparelhos com novas funções, distintos modelos e, é claro, a popularização trazida pelo custo-benefício. Isso também fez com que o processo de escolha da câmara que melhor se adeqúe às necessidades do consumidor dificultasse bastante. São muitos os componentes de uma câmara, por isso é importante saber um pouco sobre a relevância de alguns deles para conseguir escolher a câmara correta para a demanda.

Camera digital - foto de divulgação

 

Zoom óptico ou digital?

A diferença entre estas duas modalidades de zoom pode fazer uma grande diferença na resolução da fotografia, dependendo do tipo de imagem que será capturada.

O zoom óptico aproxima a imagem através de suas lentes internas, este componente garante uma boa resolução e também que a imagem não saia tremida. Isso se deve ao fato de o zoom óptico garantir uma aproximação precisa da imagem.

Já o zoom digital simula a aproximação da imagem fazendo uma ampliação da foto através de um software, ou seja, não é uma aproximação real. O resultado é uma imagem de qualidade inferior.

Camera digital - foto de divulgação 01

Automática ou manual?

As câmaras digitais automáticas focam as imagens automaticamente, sem a possibilidade de escolha sobre em que parte da imagem o foco deve ser submetido. Isso significa menos precisão na imagem, o que pode atrapalhar a qualidade, principalmente para fotografias de espaços mais amplos em que se pretende o foco em algum detalhe específico ou em fotos mais aproximadas em que também se pretenda o foco em algum detalhe. As câmaras profissionais e semiprofissionais geralmente possuem função de foco manual, estas são mais sofisticadas e também de custo mais elevado. Se o objetivo da câmara é apenas registos quotidianos, sem a necessidade de focar em detalhes ou de imagens em movimento, a câmara automática é melhor opção.

Camera digital - foto de divulgação 02

É importante escolher a câmara que melhor se adeqúe às necessidades. Uma câmara sofisticada sem o necessário conhecimento de manuseio pode ser subaproveitada, ao passo que uma câmara simples pode não atender as expectativas do consumidor que prefere fotos mais precisas e com melhor resolução. O ideal é conhecer os elementos determinantes que diferenciam os vários tipos de aparelho disponíveis no mercado.

Info