Nova tecnologia 3D usa o piscar de olhos em vez de óculos

Nova tecnologia 3D usa o piscar de olhos em vez de óculos

19 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

François Vogel inventou uma nova tecnologia que permite ver imagens a 3 dimensões nos ecrãs, sem que seja necessário o usar os habituais óculos 3D.

A tecnologia consiste em dois pequenos dispositivos. EEcrãstes são colados na zona da “fonte” na cabeça, próximos do olho (como poderão ver no próximo vídeo). Os dispositivos são sincronizados com o monitor, e forçam olhos a piscar alternadamente.

Vogel explica que a sua invenção, simula o obturador activo dos óculos 3D e apenas funciona com monitores, cuja taxa de refrescamento é de 120Hz. Pouco mais se sabe acerca desta tecnologia, a não ser que Vogel tenciona apresenta-la na CES 2012.

O ideal seria que inventassem uma tecnologia suficientemente interessante, para que pudéssemos arrumar os mal fadados óculos 3D na prateleira. Mas substituir os óculos por outro género de adereço, igualmente incomodativo, não seria propriamente uma vantagem. Já para não falar no aspecto ridículo, de ver uma pessoa piscar os olhos alternadamente, a alta velocidade.

Os mais cautelosos têm-se revelado renitentes em reacção a esta tecnologia, acreditando que esta poderá ser apenas um embuste. Isto deve-se à limitada quantidade de informação disponível. Se o vídeo é ou não real, não sabemos. Dê uma vista de olhos, e diga-nos o que acha.