Impressionante vídeo de 20 quadricópteros nano a voar em formação

Impressionante vídeo de 20 quadricópteros nano a voar em formação

2 de Fevereiro de 2012 2 Por Tiago

É mais do que óbvio que os quadricópteros caíram nas graças do mundo em geral, após ter sido lançado o primeiro AR. Drone da Parrot, controlável através de um simples iPhone, iPad, ou iPod.

Os quadricópteros ganharam fama, por ser velozes, versáteis e ágeis permitindo pairar no ar, efetuar movimentos bruscos e até mesmo acrobacias, melhor do que qualquer outra aeronave de aeromodelismo.

Pertencente ao laboratório de Deteção, Precessão e Automação da Universidade Geral de Robótica da Pensilvânia, este grupo de 20 nano quadricópteros foi criado por Alex Kushleyev, Daniel Mellinger e Vijay Kumar.

Como já havíamos visto anteriormente, as aeronaves de quatro rotores podem trabalhar em conjunto e voar em formação. Mas Daniel Mellinger e os seus companheiros de projeto deram-lhes a habilidade entender e reproduzir, qualquer tipo de formação pedida.

Dizemos aos quadricópteros qual estrutura a construir, eles descobrem o plano de montagem e depois construem-na.”

Estes não são quadricópteros normais, são quadricópteros nano, que é o mesmo que dizer quadricópteros muito pequenos. Contudo, e apesar do tamanho, estas minúsculas aeronaves de quatro rotores, são extremamente rápidas e sabem como voar em formação, como poderão no próximo vídeo.