Adolescente de 16 anos resolve enigma de Newton com 300 anos

Adolescente de 16 anos resolve enigma de Newton com 300 anos

29 de Maio de 2012 1 Por Tiago

Shouryya Ray, um jovem indiano de 16 anos que viver atualmente na Alemanha, que foi capaz de solucionar um problema matemático, proposto por Newton há mais de 300 anos atrás e que nunca havia sido solucionado.

Ray descobriu como calcular, com precisão, a trajetória de um projétil sujeito à gravidade e à resistência do ar. Por outras palavras, o adolescente foi capaz de calcula a trajetória do voo de uma bola (por exemplo) e prever como é que esta vai reagir quando bate numa parede.

Até agora, só era possível simular a trajetória da bola, através de um computador. Mas com a ajuda da recém-solucionada fórmula de Sir Isaac Newton, será possível calcular maior precisão e facilidade, o rumo que a bola toma assim que embate na parede.

Segundo o próprio jovem estudante:

Quando nos foi explicado que o problema não tinha soluções, eu pensei, “bem, não há mal nem tentar”.

Com este incentivo, Ray colocou as mãos e os neurónios à obra e acabou por solucionar um problema que, durante mais de 300 (desde o século 19), nunca ninguém havia sido capaz de solucionar.

O problema pertence ao campo da dinâmica e consiste em predizer (com exatidão) qual a reação de uma bola quando embate numa parede, tendo também em conta outros fatores físicos.

Nenhuma outra informação, relativa à forma como Shouryya Ray resolveu o problema, foi revelada.

Via: Fox News