NASA e Ad Astra testam foguete plasma VASIMR no espaço
Em parceria com a empresa Ad Astra, a NASA encontra-se na fase de testes a um novo propulsor plasma que poderá vir substituir os ineficientes propulsores comuns.
O foguete VASIMR VX-200 construído pela AD Astra já realizou com sucesso os testes em terra, o próximo passo será acoplá-lo ao modelo de voo espacial VF-200, para fazer os restantes testes no espaço.
Assumidamente destinado para a Estação Espacial Internacional (EEI), o propulsor VASIMR VX-200 espera o resultado final dos testes, para confirmar se é ou não o mais adequado propulsor para viagens espaciais.
Sendo que a principal vantagem do propulsor plasma é o fato de requerer menos combustível do que os propulsores convencionais, este poderá tirar proveito da considerável potência elétrica da EEI (de 250kW), visto que o VASIMR apenas necessita de 200kW.
Outra das vantagens é que, ao contrário de um propulsor convencional, o foguete plasma emite um impulso sustentado, tornando-o de fato o meio preferencial para viagens espaciais.
Apesar de a NASA não estar totalmente comprometida com ambos os meios de propulsão, é esperado que (depois dos testes finais) o foguete plasma comece a substituir os velhinhos foguetes de combustão.
Fonte: Ad Astra (PDF)
Artigos Relacionados:
Estação Espacial Internacional comemora 10 anos de contínua habitabilidade
A Estação Espacial Internacional está de parabéns. Não é todos os dias que se comemora 10 anos de ...
Supercomputadores analisam colisões titânicas entre Buracos Negros
Até há bem pouco tempo, os astrofísicos afirmavam categoricamente que não era possível simular com...
Aviões de papel voam mais de 16.000 km provando resistência das memórias Samsung
Da Alemanha até a Austrália são cerca de 16.000 km de distância. E foi esta a distância percorrida...
Cientistas confirmam a existência de um exoplaneta quente, húmido e habitável
Cientistas franceses confirmam a existência do um planeta com características idênticas às do noss...
Espetacular vídeo da Terra, captado a partir da Estação Espacial Internacional
Qual é a sensação de sobrevoar o planeta Terra? Este é o titulo do magnifico vídeo disponibilizado...
Sondas GRAIL da NASA vão procurar vestígios de uma segunda Lua
As sondas gémeas GRAIL-A e GRAIL-B da NASA entraram (finalmente) na órbita da Lua, para estudar o ...
Este artigo foi publicado por Tiago em 12 de Março de 2011 às 22:42, e está arquivado em Ciência. Siga todas as respostas a este post através do RSS 2.0. Poderá deixar uma resposta ou um trackback a partir do seu próprio site.
- Laser mais poderoso do mundo gera plasma a dois milhões de graus celsius
- Sondas GRAIL da NASA vão procurar vestígios de uma segunda Lua
- Microsoft Kinect abordo da Estação Espacial Internacional
- Novo veículo espacial realiza testes de descolagem e aterragem
- Espetacular vídeo “lapso temporal” da Terra captado a partir da EEI
- NASA desenvolveu material supernegro que absorve a luz como um buraco negro
- Luzes artificiais noturnas poderão revelar a existência de vida extraterrestre inteligente
- SOHO capta imagens do impacto entre um cometa e o Sol
- Especialistas dizem que sexo no espaço é um obstáculo para viagens interestelares
- Primeiras fotos do maior e mais poderoso telescópio do mundo
-
Sobre Tiago (706 posts)
Nada aqui
Tiago's RSS Feed



