Limpar cooler interno de um portátil

lg-notebook-e300-review41

Para quem tem um LG S1-m555p e sofre do “mal do aquecimento” deixo aqui uma dicas para reduzir a temperatura e aumentar o desempenho.

Apesar de ter comprado um notebook cooler e deste ser bastante bom, pouco ajudou a baixar as temperaturas altas, que levavam o meu portátil a bloquear, perder rendimento e até desligar-se sozinho. Quando o pó se apodera dos nossos pcs, pouco há a fazer, a não ser uma limpeza interna.

Em portáteis de modelos ou marcas diferente deste, é muito provável que a forma de desmontar seja diferente, mas o principio é o mesmo.

Apesar de já ter publicado este post no forum hardware.com.pt, deixo-o aqui novamente, a fim de poder ajudar ainda mais pessoas, mas principalmente aquelas que não se sentem muito à vontade nesta área.

Aconselho a lerem o post todo antes de começarem.

Para começar é necessário ter um estojo de chaves apropriadas para o efeito, de tamanhos pequenos para os pequenos parafusos do portátil.

Um recipiente com várias divisórias ou vários recipientes é o ideal para organizar e não se perder parafusos.

Começar por tirar todos os parafusos da base do portátil.

A vermelho, os parafusos do chassi, a azul os parafusos do teclado e a verde os parafusos do disco rígido.

Retirar o disco rígido para tirar os dois últimos parafusos do chassi.

Puxar o disco no sentido das setas.

Os últimos dois parafusos estão por baixo do disco rígido.

Pressionar as patilhas para retirar o teclado

Remover o teclado.

Puxar o encaixe para cima, de modo a desprender a fita que liga o teclado à motherboard.

A azul estão as restantes ligações que prendem a parte branca do chassi à motherboard, que vamos desprender, e a vermelho os ultimos parafusos.

As fitas não devem ser puxadas ou arrancadas à força, basta desprender os encaixes como representado nas imagens.

Desprender os encaixes da parte branca do chassi para a separar da parte preta.

Está o caminho desimpedido para o cooler.

A azul o processador e a vermelho os parafusos a retirar.

Desligar a ventoinha da board, e retirar o cooler para o limpar.

A vermelho os dissipadores de calor a serem limpos.

Na imagem o dissipador está parcialmente limpo e deve ser bem limpo para a ventoinha conseguir extrair o calor vindo do processador e placa gráfica.

O dissipador limpo, falta só limpar a ventoinha.

Ao tirar o dissipador estamos a “descolar” o cooler do processador, que estavam ligados por pasta térmica, que é fundamental para uma boa dissipação o calor. Como tal, teremos de repor a pasta térmica.

Esta foi a pasta térmica que utilizei, Arctic Silver 5 (High-density Polysynthetic Silver) que dá para várias utilizações, entre 15-25.

O processador, depois de removido, deve ser cuidadosamente colocado numa superfície plana e lisa.

A pasta térmica deve ser removida para dár lugar à nova. Para limpar utilizei estes produtos de remoção e purificação (Thermal Remover ArticClean) da Arctic Silver, mas existem várias outras marcas igualmente boas, tanto para pasta térmica como para produtos de remoção.

O primeiro serve para remover a pasta, e o segundo para limpar as impurezas das superfícies.

Devem ser colocadas uma ou mais gotas em cima da pasta e esperar que actue 30 a 60 segundos. De seguida deve-se remover tudo, até as superfícies ficarem bem limpas. Por último, utilizar o frasco 2 da mesma forma que o anterior, para purificar as superfícies. Devem ser seguidas as instruções do produto utilizado.

A pasta térmica pode ser colocada no processador, mas em vez de a colocar na zona em cerâmica do processador decidi colocar na base do dissipador. Para isso, usei fita-cola delineando o espaço a cobrir com a pasta.

Para colocar a pasta térmica devem seguir as instrução da marca para saberem a quantidade a colocar. Um tubo de pasta térmica de 3,5 gramas dá para 15-25 utilizações aproximadamente, por isso uma pequena quantidade chega para cobrir toda a área. Para quem prefere colocar a pasta no processador, deve colocar a mesma quantidade no centro de cerâmica para de seguida montar o dissipador.

Espalhar uniformemente a pasta térmica por toda a base. Para espalhar utilizei um cartão do género dos cartões de crédito (o que interessa é que seja rigido).

Depois de retirar a fita-cola do dissipador, está pronto a ser montado.

Concluido tudo isto, é tempo de montar tudo novamente. Para tal basta seguir a ordem inversa do post. É muito importante ter em atenção a ordem dos diferentes parafusos.

Usei o Everest para fazer um teste de estabilidade. Com o portátil em Alto desempenho a temperatura situa-se nos 35º C. Com o teste de estabilidade o processador é levado ao máximo (100% de utilização) e mesmo assim mantém-se estável, não ultrapassando os 63º C num teste de 5 minutos de duração. Por isso penso que compensa perder algum tempo a limpar as nossas máquinas. 63ºC é um valor perfeitamente normal para uma utilização de 100% do processador, o que não acontece com quase nenhuma aplicação.

Já agora, para um eventual upgrade ao processador, basta desapertar o parafuso assinalado a vermelho para o retirar da motherboard.

Não se esqueçam que para um upgrade neste modelo, é preciso ter em atenção o chipset North Bridge Mobile Intel Calistoga-PM i945PM do processador e ao front side bus de 667MHz.

  • Jorge Oliveira

    Excelente artigo… era o que procurava. Acontece que tenho um LG S1 igual e…. desgraça… o cooler avariou. Alguma dica sobre onde poderei encontrar um ? (vivo em Zurique)

    • http://www.tecnologiasdeultimogrito.com TTiagoT

      Jorge, obrigado pelo teu comentário.

      Não acredito que encontres um cooler específico desse numa loja qualquer, como já deves ter percebido. Tenta ver se na tua zona, se existe alguma loja de assistência técnica LG. Se não houver, ou se preferires não enviar o portátil para a assistência, tenta desmontar o portátil seguindo os passos deste post, remover a ventoinha e vê se ela tem algum lixo que a impeça de funcionar. Mas se estiver mesmo avariada, podes sempre tentar encontrar uma ventoinha igual, ou mais parecida possível, numa loja da especialidade, por ai perto.

      Abraço.

  • http://Website Luís Filipe

    Olá, adorei o artigo, estava mesmo a precisar de uma coisa destas. Eu tenho um S1-P222P mas estou a ter uns problemas a retirar as patilhas do teclado, elas voltam sempre para fora. Já tentei pressionar as 4 patilhas ao mesmo tempo (que filme) para ver se o teclado subia, mas nem assim consegui que ele sai-se, Também tenho um pouco de medo de forçar aquilo demais e acabar por partir alguma coisa. Alguma sugestão?

    Abraços,

    • http://www.tecnologiasdeultimogrito.com TTiagoT

      Olá Luís,

      Fico contente por ter ajudado. Bom, quanto às patilhas tens razão, até se apanha o jeito, são um bocadinho chatas. Não precisas de as pressionar todas ao mesmo tempo. Experimenta, fazer pressão com uma chave de fendas fininha, na patilha até esta ir completamente para dentro, permitindo a passagem do teclado, se ainda assim o teclado não se soltar, experimenta fazer uma ligeira pressão, com muito cuidado as teclas do lado dessa mesma patinha (coitado para não arrancares nenhuma tecla). É esse o método que uso e sempre resultou.

      Espero ter ajudado, mais alguma questão, não hesites.

      Abraço.

  • http://Website Gabriel Santos

    então tenho um cce ILC 216 e vou começar agora após ter ldo o post é pq ele tah deligando toda hoa com a famosa tela azul da morte huashuhsa..
    aii eu vou dar uma limpada pra ver se para….
    quando eu terminar volto a postar flw….

  • Carlos

    Olá Tiago

    Pelo que vi você deve trabalhar melhor do que as AT generalistas.
    Tenho um HP G62 , quer falar de um preço para limpar o meu ?
    Abraço

  • http://dcshoecousa ricardo reis

    viva tiago tudo bem?o teu posto está brutal e devo dizer que tem sido util para bues de pessoal.olha eu tambem tenho um LG S1 EXPRESS DUAL e já tem 7 anos sempre a rasgar e actualmente já aquece bastante e até se desliga sozinho,mas se estiver a trabalhar com ele numa base fria nunca se desliga.agora estava interessado em lhe fazer uma limpeza. sabes uma loja ideal para comprar a pasta termica e os productos de limpeza?abraço e em nome de todos os utilizadores online agradeço o post.

    • http://www.tecnologiasdeultimogrito.com Tiago

      Olá Ricardo,

      Obrigado. O meu é objetivo é ajudar o pessoal a poupar uns trocos na limpeza numa loja. Quanto à pasta térmica, podes compras em qualquer loja de informática. O preço é basicamente o mesmo em qualquer loja. Procura na mais próxima de tua casa.

      Abraço.

  • http://dcshoecousa ricardo reis

    valeu tiago.obrigado pela dica…é imprescindivel alguem como tu neste meio a dar soluçoes á malta ciom duvidas nesta area.mandei vir um teclado novo pk o meu com todo este tempo já estava amarelo…assim que chegar já aproveito e faço tudo de uma só vez.depois digo te como correu a minha aventura.espero desmontar e montar tudo correctamente de forma a funcionar como novo

    Aquele abraço tiago.