windows7 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Sempre que é apresentada, uma nova versão do Windows, muita gente fica ansiosa por experimentar, para ver como funciona, quais são as melhorias em relação às versões anteriores e quais a diferenças. Mas na hora de substituir a versão anterior pela mais recente, grande parte dessas pessoas pensam duas vezes. É que não é só uma questão de instalar a versão nova, teremos de pesquisar que fazer o respectivo download de todos os drivers e programas, que na versão anterior funcionavam, mas nesta versão poderão não funciona.

Por causa disso mesmo, o Windows 7 trás uma ferramenta que permite ao utilizador escolher o modo de compatibilidade dos programas. E desta forma poderemos ter um programa que até então só funcionava no Vista, XP ou versões anteriores, a funcionar no Windows 7.

Aqui fica um tutorial de como usar a ferramenta de compatibilidade de programas do Windows.

Quando nos deparamos com um programa incompatível, normalmente surge esta mensagem.

Programa de compatibilidade 01 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

E deveremos fazer o seguinte:

Clicar no botão do lado direito do rato, e escolher a opção Compatibilidades de resolução de problemas,

Programa de compatibilidade 02 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Irá abrir o programa de compatibilidades onde teremos duas opções: na primeira o Windows irá procurar automaticamente a versão do Windows mais recomendada para o programa, e a segunda permite que sejamos nós mesmos a escolher a versão. No meu caso escolhi a segunda, porque já sei exactamente quais são as versões compatíveis com o programa.

Portanto escolhi a opção Resolver os problemas do programa,

Programa de compatibilidade 03 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Agora irá aparecer uma caixa onde tem a seguinte pergunta: Que problemas esta a observar?
E a baixo estão as respostas que poderemos escolher, no meu caso escolhi a primeira resposta, porque é a resposta que mais se identifica com o problema que estou a observar, e cliquei em Seguinte,

Programa de compatibilidade 04 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Ao abrir a próxima janela de configuração, teremos de escolher qual a versão em que o programa era compatível. No meu caso eram as versões 2000, XP e 2003, mas optei por escolher a versão Windows XP (Service Pack 3), clicar em Seguinte,

Programa de compatibilidade 05 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Nesta janela, o programa de compatibilidade, irá testar as definições de compatibilidade do programa. Ao clicar em Iniciar Programa, em princípio o programa irá abrir correctamente, e poderá instala-lo a partir daí.

Programa de compatibilidade 06 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Programa de compatibilidade 07 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Depois de instalar o programa ou se optar por instalar o programa mais tarde, terá de clicar em Seguinte ainda na mesma janela, e irá abrir uma outra janela, onde terá de responder a mais uma pergunta: A resolução do problema está concluída. O problema está corrigido?
Se sim deve selecciona a primeira opção, se não, terá de optar por tenta novamente, ou reportar o problema para a Microsoft. Como o meu problema ficou logo resolvido, eu cliquei em Sim guardar as definições para este programa,

Programa de compatibilidade 08 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Na seguinte janela clicar em Fechar,

Programa de compatibilidade 09 Instalar programas incompatíveis no Windows 7

Depois é só abrir o programa, e instala-lo normalmente, sem problemas de compatibilidades.

Programa de compatibilidade 10 Instalar programas incompatíveis no Windows 7