Aura LEDs rodas 01 Sistema de iluminação para as rodas da sua bicicleta ao estilo Tron

Dois grupos diferentes de investigadores estão a desenvolver dois sistemas de iluminação diferentes, mas com o mesmo objetivo, iluminar o interior as rodas da sua bicicleta durante a noite, ao estilo “Tron”.

Com o objetivo de reduzir o risco de colisão entre veículos motorizados e bicicletas, Jonathan Ota e Ethan Frier, alunos do segundo ano do curso de desenho industrial na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos EUA, recorreram a um a uma bolsa de investigação, para desenvolver o sistema Aura.

Esta tecnologia incorpora seis conjuntos, cada um com três LEDs e cada um dos LEDs é tricolor. Montado em ambas as rodas, o sistema de LEDs é alimentado por um dínamo, embutido no cubo da roda dianteira.

Os LEDs acendem, assim que as rodas começam a girar. A baixa velocidade os LEDs emitem uma luz vermelha, transitando posteriormente para branco assim que a bicicleta atinge uma determinada velocidade. O sistema pode ser desligado durante o dia, através de um interruptor montado no guiador.

Segundo Jonathan, “Quisemos fazer um produto interessante que as pessoas vão querer usar e no processo de utilização, este proporcionará maior segurança.

Os estudantes estão atualmente a trabalhar, para iniciar a comercialização do sistema de iluminação para as rodas das bicicletas, Aura.

Abaixo o vídeo do projeto Aura.

O outro sistema de iluminação está a ser desenvolvido pelo invento Kent Frankovich e os seus parceiros Adam Pettler e Jim Houk, em San Francisco Bay Area na Califórnia. Este foi batizado com o nome Revolights e é constituído por dois aros, cada um com oito LEDs, que encaixam em cada uma das jantes.

Revolights LEDs rodas 01 300x199 Sistema de iluminação para as rodas da sua bicicleta ao estilo Tron

O sistema Revolights é alimentado um conjunto de bateria de lítio, montadas no cubo. As luzes foram calibradas para acender e apagar consoante a velocidade das rodas, de forma a iluminar apenas a metade da frente da roda dianteira e a metade de traz da roda traseira.

O sistema Revolight, além de projetar luz lateral (como o Aura), foi também desenhado, para projetar luz frontal, diretamente para estada (no caso da roda dianteira) e para os veículos vêm atrás (no caso da roda traseira). Tal como os veículos motorizados, a luz da frente é branca e a traseira é amarela, produzindo no total 134 lúmens.

O pessoal que está a desenvolver o Revolights encontra-se em processo de angariação de fundos, para terminar o projeto e iniciar a sua comercialização. É esperado, que este esteja disponível até ao final do ano, por um preço de aproximado dos 220 dólares (cerca de 150 euros).

Abaixo o vídeo do projeto Revolights.