Vou aqui, descrever os passos essências, para uma correcta instalação de raiz, do Windows 7, e algumas dicas da instalação. Eu prefiro, sempre, instalar um sistema operativo de raiz, a um upgrade.

Para tal, deve ser feita uma cópia de segurança, de todos os documentos, imagens, vídeos, musicas, etc. Porque vamos formatar o(s) disco(s) rígido(s) do computador.

Ante de começar, aconselho a apontar ou imprimir estes passos, para que os possam seguir com mais exactidão.
  1. Depois de terem feito o cópia de segurança, inserir o DVD do Windows 7 no computador, e reiniciá-lo.
  2. Quando o PC estiver a iniciar, vai aparecer a seguinte frase Press any key to boot from cd or dvd, clicar em qualquer tecla para iniciar através do DVD. No caso de esta frase não aparecer, entrar na BIOS e definir o CDRom/DVDRom como primeiro boot
  3. Depois do loading, vai aparecer um menu onde vamos escolher a linguagem, a hora da zona local e o teclado. Confirmar se estão os 3 em português, e clicar em Next.
  4. Clicar em Install Now.
  5. Seleccionar a caixa I accept the licence terms e clicar em Next.
  6. No próximo menu irão aparecer as opções Upgrade que permite actualizar, uma versão antiga do Windows, por esta, e a opção Costume (advanced), nós vamos escolher Costume (advanced) porque nos interessa formatar e instalar de raiz o Windows 7.
  7. Neste novo menu vão aparece os discos rígidos, e partições contidos no PC, clicar em Drive options (advanced).
  8. Vão aparecer, um conjunto de ferramentas, Delete, Extend, Format e New. O que estas ferramentas fazem exactamente é: o Delete, apaga as partições seleccionadas; o Format, apaga todo o conteúdo da partição (sistema operativo, documentos, imagens, etc.); o New, cria uma nova partição, a qual podemos determinar o seu tamanho; e o Extend cria mais uma partição expandida, que pode conter várias partições lógicas.
  9. Seleccionar o Disc 0 e clicar em Delete (se existirem mais do que um Disc 0, apagar também).
  10. Depois de aparecer Disc 0 Unallocated Space, seleccionar esse disco e clicar em New. Se pretendermos criar vária partição em Size determinar o tamanho de cada partição a criar. Eu normalmente crio uma partição onde instalo os programas, outra onde instalo os jogos e outra onde guardo música imagens e vídeos, para não sobrecarregar a partição do sistema operativo, assim obtenho melhores desempenhos. Ao criarem a primeira partição, vão aparecer duas partições, mas não s assustem, a primeira, que diz System Reseved, é como o nome indica, de reserva ao Windows 7, e a segunda foi a que acabaram de criar.
  11. Depois seleccionem o Disk 0 Partition 2, que é a partição C: onde vai ficar instalado o Windows, e clicam em Next, para começar a instalação.
  12. Após a instalação, faltam apenas algumas configurações. Definir o nome de usuário e do computador e clicar em Next.
  13. De seguida, colocar uma palavra-chave, se bem que não é obrigatório, mas é aconselhável, e escreve-la novamente. E colocar uma lembrança da palavra-chave, e clicar em Next.
  14. Digitar a chave do produto, clicar em Next.
  15. Para manter o Windows actualizado, aconselho a clicar na opção Use recommended settings.
  16. Escolher o fuso horário, da sua zona. Portugal é 00 horas, clicar Next.
  17. Depois de concluída a instalação, só falta, activar o Windows 7. Clicar em Iniciar.
  18. Clicar com o botão direito do rato, em Computador, e clicar em propriedades.
  19. No fundo da janela clicar em, 30 dias para activar. Activar Windows agora.
  20. Para activar é necessário, ligação à internet. Clicar em Activar agora.
  21. Digitar a chave do producto novamente e clicar em Next.

E está concluída a instalação.

Artigos Relacionados: