MSconfig

A ferramenta Msconfig é extremamente útil para quem quer tirar um programa do arranque do Windows, ou tirar um serviço do sistema do arranque. Esta ferramenta serve ainda para definir outros parâmetros do arranque, os quais iremos poder ver ao longo deste tutorial.

Aqui ficam os passos:

  • Clicar em Iniciar e na caixa de pesquisa, escrever msconfig, a ferramenta que irá aparecer no topo da janela, abrir o programa.

  • Na janela de configuração do sistema vão estar disponíveis 5 separadores. Geral, Arranque (Boot), Serviços, Iniciar (Startup) e Ferramentas, sempre que fizer alguma alteração clique em Aplicar.
  • Na tab Geral, é possível seleccionar o tipo de arranque para o computador.

 

  1. Arranque normal – É a opção default do Windows 7, onde iram ser carregados todos os drivers e programas no arranque.
  2. Inicialização de diagnóstico – Este opcão usa apena o minimo indespensavel para que o Windows possa iniciar. Apenar os drivers básicos serão carregados.
  3. Inicialização seletiva – Permite escolher quais programas e drivers a carregar durante o iniciar. Esta opção fica automáticamente active após serem efectuadas mudanças ao arranque.
  • Na tab Arranque (Boot) é possível editar mais opções de arranque do sistema, como por exemplo, o arranque em modo de segurança.

  • Ainda na tab Arranque (Boot) Clicando no botão Opções avançadas, é possível optar pela quantidade de processadores e memória, no arranque.

  • Na tab Serviços marque ou desmarque a caixa respectiva aos serviços que desejarem habilitar ou desabilitar o serviço irá ser incluído no arranque.

Aconselho a não efectuar alteração, a não se que saiba exactamente o que está a fazer.

  • Em Iniciar (Startup), provavelmente o mais utilizado, é possível activar ou desactivar programas para iniciar automaticamente no arranque do Windows. Aconselho a deixar activos apenas os programas essências, tudo o resto irá apenas torna o arranque mais lento. Todos os programas que não conhecer ou não tiver certezas, o melhor é deixar activo.

  • Em Ferramentas é possível alterar opções de segurança, entre outras.

  • Após a alteração clicar em OK para fechar a janela de configuração do sistema. Depois aparecerá uma janela a perguntar se pretende reiniciar, ou sair sem reiniciar, poderá seleccionar qualquer uma delas, se bem que s optar por reiniciar mais tarde, as opções alteradas só surtiram efeito, após o reinício de sistema.

Espero ter ajudado.