Como criar partições no Windows 7 e Vista

Partições

Neste tutorial vou mostrar como criar partições no Windows 7 e Vista, sendo que nos dois sistemas operativos, esta operação se efectua de igual modo. Tanto no 7 com no Vista, a Microsoft incluiu nas Ferramenta Administrativas, um programa chamado, Gestão de Discos, o qual permite criar, eliminar, editar e formatar uma partição.

Para cria uma partição, termos de seguir os seguintes passos:

Clicar em Iniciar e de seguida, Painel de Controlo,

Clicar na opção Sistema e Segurança,

Em Ferramentas Administrativas, abrir a opção Criar e formatar partições do disco rígido,

Ao clicar nesta opção, vai abrir o programa de Gestão de Discos, portanto, a partir de agora iremos poder alterar o disco da forma que mais nos convêm. Lembro que para criar uma partição é necessário ter espaço não particionado no disco. Para tal, ou se deixa espaço não particionado após a instalação, ou então, é necessário criar espaço, reduzindo a uma partição criada.

Neste caso, vou reduzir a partição F:, e desta forma criar uma nova partição (mas cada um poderá clicar na partição que desejar).

Clicar no botão do lado digito do rato, e de seguida em Reduzir Volume,

No meu caso aparece uma janela, a dizer Reduzir F:, de seguida, e Introduza a quantidade de espaço a reduzir, em MB (lembro  que 1000MB = 1GB). Por defeito, o programa de Gestão de Discos, coloca a quantidade máxima de espaço, que é possível reduzir ao disco, para não haver perda de dados.

Clicar em Reduzir,

Clicar no botão do lado direito do rato, e de seguida em Novo Volume Simples,

Clicar em Seguinte,

Em Assistente de Novo Volume Simples poderão especificar o tamanho da partição que queremos criar. Por defeito o Gestor de Discos coloca o volume total de espaço não particionado. Mas é possível definir uma partição mais pequena, se pretender mais do que uma partição. Clicar em Seguinte,

Escolher a letra a atribuir à unidade em Atribuir a seguinte letra de unidade. O Gestor de Disco atribui uma letra, por ordem de alfabética, (não é necessário alterar) mas é possível atribuir outra letra, desde que esta se encontre disponível. Clicar Seguinte,

De seguida terá de formata a partição, seleccionar Formatar este volume com as seguintes definições e em Nome do volume, poderá deixar em branco, ou atribuir um nome. Clicar Seguinte,

E por fim clicar em Concluir,

Agora um novo volume está disponível.

Espero ter ajudado.

  • lucas

    até ajudou, mas estou com um problema, meu windows 7 ultimate nao permite criar mais particoes, diz ter esgotado o numero maximo… eu tenho duas particoes minhas, e duas do sistema… no seu caso, vejo que nao existe nenhuma do sistema, como isso é possivel?

  • Isac Rios

    Valew ae!!!

  • Pingback: domelhor.net()