future airbus 01 Avião conceptual futurista da Airbus terá teto panorâmico transparente

Um ano depois de ter revelado alguns esboços, a Airbus (uma das maiores empresas de aviões do mundo) apresenta agora algumas imagens e vídeos bastante detalhados, de como serão os seus aviões comerciais em 2050.

Como poderão ver nas imagens e vídeos, ao entrar para o avião, os passageiros terão de colocar a sua mão no leitor biométrico, este irá reconhece-lo e indicar-lhe-á (na língua respetiva a cada pessoa) o seu lugar. Durante a viagem, este espaço central poderá transformar-se em outras zonas de recreação.

Ao contrário do sistema atual, que divide os aviões por zonas de classes e preços diferentes, no futuro, os aviões da Airbus serão divididos em três secções diferentes:

  • Zona “Smart Tech” – Situada na parte traseira do avião, esta é a zona permitir-lhe-á recostar-se confortavelmente em assentos “Bio-Morphing” e trabalhar um pouco ou ver um filme no ecrã holográfico.
  • Zona “Interaction” – Esta é a zona de interação, situada a meio da aeronave (entra as zonas Smart Tech e Vitalizing), onde se encontra a entrada para a mesma, podendo posteriormente ser transformada numa zonas de recreação como um bar ou um campo virtual de golfe por exemplo.
  • Zona “Vitalizing” – Situado na zona frontal da aeronave, este é o espaço de relaxamento. Recostado nos confortáveis assentos Bio-Morphing, os passageiros poderão apreciar toda a beleza exterior através da fuselagem (também ela Bio-Morphing), capaz de se tornar transparente.

Tanto a zona Smart Tech como a zona Vitalizing serão equipadas com assentos Bio-Morphing (bio metamorfose), ligeiramente diferentes em cada uma das zonas.

  • Na zona Smart Tech os assentos Bio-Morphing individuais serão ajustáveis a cada individuo e terão a capacidade de transformar o calor emitido pelo corpo dos passageiros, em energia para alimentar a iluminação e ecrãs holográficos.
  • Na zona Vitalizing os assentos são mais virados para o bem-estar pessoal, proporcionado massagens, acupunctura e monitorização os vários pontos biológicos do corpo do passageiro, de forma a poder ajustar-se para um maior conforto.

Segundo a Airbus, esta habilidade para a metamorfose deve-se a um material inteligente, capaz de se transforma e ajustar e nosso bel-prazer. Nada mais foi revelado acerca deste material especial.

Este poderá ser (finalmente) o ponto de viragem da aviação comercial. Todos estes pormenores, poderão tornar as viagens de avião bem mais interessantes e agradáveis, do que o são atualmente. Infelizmente, só daqui a 40 anos é que iremos ter a oportunidade de o comprovar.

Fonte: The Future by Airbus